O Japan Matsuri é um festival da cultura japonesa, idealizado e realizado, em sua a 1ª. edição, em 2008 para celebrar o centenário da imigração japonesa no Brasil.
O público poderá apreciar as melhores atrações de palco da cultura nipo-brasileira; as exposições relacionadas as artes e participar de workshops para vivenciar um pouco das tradições trazidas pelos imigrantes japoneses.
No setor gastronômico os atrativos são os pratos da culinária japonesa, que recebeu da UNESCO o registro de patrimônio imaterial da humanidade.
As crianças encontram o seu espaço para experimentar e desenvolver as habilidades nas artes como: pintura, origami, trabalhos manuais, montagem de pipas e outras no Espaço da Criança.
O setor de bazares oferece variedade de produtos artesanais e industriais, nacionais e importados os mais modernos para os consumidores.
Japan Matsuri, dias 08 e 09 de junho de 2024, 11ª edição
O evento contou com público estimado em 15 mil pessoas (2008) e alcançou grande aceitação e muita visibilidade. É considerado o maior evento no gênero em toda a região Oeste da Grande São Paulo.
Esse resultado fez com que a ACENBO, de início, programasse a realização do Japan Matsuri a cada dois anos. Assim, em 2010 realizou a sua 2ª. edição. O sucesso se repetiu com público aproximado de 20 mil pessoas.
A partir de 2011 o Japan Matsuri tornou-se de realização anual, passados 11 anos, ocorrerá a 10ª edição nos dia 08 e 09 de junho, com o tema “Shouchikubai refere-se ao trio composto pelo pinheiro (sho), bambu (chiku) e ameixa (bai)”, referente ao especial de 10ª edição.
Consta da programação das atividades do Japan Matsuri, realizado em 2 dias (sábado e domingo): shows artísticos com duração de pelo menos 8 horas diárias, exposições e oficinas culturais, praça de gastronomia de várias origens, especialmente a japonesa, parque de diversões e bazares.
Face à importância que o Japan Matsuri representa para a cidade de Osasco e para o Estado de São Paulo, foi incluído no Calendário de Eventos da cidade de Osasco e no Calendário Turístico do Estado.